Resenha
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade Federal Do Estado Do Rio De Janeiro
1
DISCIPLINA: HISTÓRIA DA REGIÃO
AD 2 – SEGUNDA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – 2013.1
|Aluno(a): RHUANA HELENA DE SOUZA |
|Matrícula: 11216090073 |
|Pólo: RESENDE – CENTRO |
VELOSO, Mônica Pimenta, As tias baianas tomam conta do pedaço: espaço e identidade cultural no Rio de Janeiro. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 3, n. 6, 1990, p.207-228.
Baianada, uma nova visão
O tema identidade está estreitamente relacionado com o ambiente em que cada homem vive. Tal localidade representa a realidade e ações de cada um. Tornando cada ser humano único, já que cada um estabelece relações singulares com as diversas situações em que se depara ao longo da vida, com outros os indivíduos e com o seu meio.
A cidade do Rio de Janeiro no começo do século XX passa por inúmeras transformações, uma delas é a nova estruturação urbana idealizada pelo então prefeito Pereira Passos. Tal prefeito pretendia criar uma Europa Possível, porém a população africana residente no Rio de Janeiro chegava a representar 50% da população. Assim, traziam consigo costumes e uma cultura própria. Vindo a confrontar a idealização de uma cidade europeizada, com uma cultura única e erudita.
Tal proposta não cabe no espaço do Rio de Janeiro, escravidão e cidadania estão em lados oposto. Portanto, qualquer individuo com características diferentes da apresentada na idealização de modernidade torna-se um