Resenha
Taiara Pereira Oliveira1
Marculino Camargo é licenciado em filosofia e teologia com habilitação em orientação educacional. Licenciou em instituições particulares e públicas, do nível fundamental, médio e superior. Publicou além desse, mais dois livros pela editora vozes.
No primeiro capítulo de seu livro filosofia do conhecimento e ensino-aprendizagem, o autor nos leva a uma reflexão sobre filosofia do conhecimento, o mesmo nos dá várias definições sobre o que seria filosofia segundo alguns filósofos importantes. “Para Aristóteles: a filosofia é o estudo das ultimas causas das coisas”. (p.14)
“Responde Platão: a filosofia é o uso do saber em proveito do homem”. (p.14)
Camargo coloca ainda que [...] “todo ser humano é um filósofo enquanto pensa, reflete, questiona razões de seus atos, ampliando os horizontes dos mesmos para a comunidade e natureza do universo”. (p.15)
Diante desta afirmação o que se pode concluir é que a partir do momento em que nos colocamos a pensar ou refletir sobre algo, e aquilo passa a tramitar no meio em que nos encontramos, nada mais estamos aprendendo, se não a filosofar.
Ele ainda nos apresenta duas importantes definições, a de conhecimento e ensino. Para o mesmo “conhecer é apropriar-se de um objeto mentalmente a partir do contato com os sentidos” (p.16)
“O ensino é transmissão de cultura socializada ou socializável”. (p.17)
O autor nos fala ainda sobre a aprendizagem; “aprender é um ato vital não só de pegar ou captar algo em forma de armazenamento ou depósito, mas de assimilar por intuscepção ou integração de substâncias diversas no ser”. (p.18)
Ele apresenta também, o que seria todo o processo de conhecimento no ensino-aprendizagem “isso envolve a totalidade do ser: sua inteligência para pensar a realidade transformada em ideias; sua vontade para deliberar, decidir e agir as transformações que lhe forem apresentadas; sua sensibilidade