metodologia cietifica
Citações indiretas ou livres é na qual se remete uma mesma ideia com base nas mesmas informações, no entanto empregando sentenças literárias diferentes das usadas pelo autor principal, sem se desvincular da ideia original.
EX: (MENDES et al.,2002) Citações indiretas e quando utilizamos de ideias de outros para repassar informações, sem utilizarmos as mesmas palavras. Devem ser fieis ao texto original.
1.3 CITAÇOES DIRETAS E sempre que se introduz um fragmento da obra consultada com a finalidade de expor o ponto de vista do autor original. As citações diretas podem ser apresentadas de duas maneiras citações curtas ou citações longas:
1.3.1 Citações curtas: É quando a citação tem no máximo 3 linhas, deve ser inserida no texto entre aspas duplas.
EX: “é a que um autor transcreve, literalmente, de outra fonte, o texto, respeitando todas as características formais em relação à redação, à ortografia, e à pontuação exigidas. ” (MENDES et al., 2002, p. 9).
1.3.2 Citações longas: É quando as citações têm mais que três linhas, devem ser transcritas em bloco separado do texto, com recuo esquerdo de 4 cm a partir da margem, justificado, com a mesma fonte do texto, em tamanho 10 e espaçamento simples. EX: De acordo com Severino (2000, p.106): “As citações são os elementos retirados dos documentos pesquisados durante a leitura da documentação e que se revelaram úteis para corroborar as ideias desenvolvidas pelo autor no decorrer do seu raciocínio”.
GUIA DE NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS DA FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO DA UFRGS 2012