resenha
FCV - FACULDADE COMUNITÁRIA DE VITÓRIA
Curso de Bacharelado em Direito
SUELI GOMES DA SILVA OLIVEIRA
Cotejo do recurso em O recurso.
VITÓRIA – 2015
SUELI GOMES DA SILVA OLIVEIRA
Cotejo do recurso em O recurso.
Resenha apresentada como complementação da avaliação, no Curso de Direito, nas disciplinas ministradas no semestre 2015/1.
VITÓRIA
Junho, 2015.
Cotejo do recurso em O recurso.
GRISHAM, John. O recurso. Trad. Michele Gerhardt MacCullot. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.
O autor
John Ray Grisham Jr. nasceu em Jonesboro, cidade localizada no estado americano do Arkansas, no Condado de Craighead em 08 de fevereiro de 1955. Desde tenra idade foi estimulado pela mãe a ler. Foi político e exerceu a advocacia se tornando especialista em defesa criminal e processos por danos físicos. Tornou-se um dos maiores escritores de ficção em questões da advocacia. Escreveu mais de trinta obras que, mais tarde, se tornaram enredo de filmes famosos, incluindo, em algumas delas, cenários brasileiros.
A obra O recurso apresenta três partes. Na primeira parte, intitulada “O veredicto”, os capítulos 1 ao 16; na segunda, “A campanha”, do capítulo 17 ao 32 e, a terceira e última, “O parecer”, que vai do capítulo 33 ao 39, totalizando 382 páginas de ficção e muita verossimilhança.
A primeira parte relata as deliberações alusivas ao processo levado a julgamento por Jeannette Bake, por meio da representação de seus advogados Wes e Mary Grace Payton, contra a Krane Chemical, uma companhia de Nova Iorque, numa ação indenizatória pela morte de Chad Baker (filho) e Peter Baker (marido) causada pela contaminação dos lençóis freáticos de Bowmore. Os poluentes que contaminavam o solo e a água, além de altamente cancerígenos, eram despejados de maneira negligente e proposital pela Krane.
Não obstante, após o veredicto proferido favoravelmente pelo júri em face a Jeannette Bake, o Sr. Trudeau, “homem irascível,