Biografia Max Ernst
HISTÓRIA E CULTURA DAS ARTES
MAX ERNST
Ano Lectivo de 2013/2014
Autora: Beatriz Alexandre, N.º5 Professora: Filipa Cunha
Escola Técnica e Profissional de Mafra, 5 de fevereiro de 2014
Max Ernst nasceu a 2 de abril de 1891, na Alemanha. Daí a sua naturalidade ser norte-americana e, posteriormente, francesa. A sua profissão foi de escultor e pintor, sendo este adepto do irracional, do onírico e do inconsciente. O autor estudou Psiquiatria e Filosofia na Universidade de Bonn. Aprendeu a pintar durante a sua juventude, seguindo exemplares do autor Van Gogh. Posteriormente, alistou-se no exército alemão durante a 1ºGuerra Mundial. Em 1922, foi morar para França. Oito anos mais tarde, participou no filme “A idade do ouro”. No entanto, foi para os Estados Unidos entre 1941 e 1953, ganhando a cidadania norte-americana em 1948. Em 1953, voltou para Paris tendo ganho o grande Prémio na Bienal de Veneza.
Ernst foi um dos principais criadores do movimento dadaísta, tendo praticado poesía entre os surrealistas, pois também fez parte deste movimento. O autor dedicou-se à gravura e à ilustração de livros, tendo escrito inúmeros textos onde fala da sua obra e das experiências técnicas que desenvolveu.
Ernst inventou e divulgou técnicas que ainda são usadas atualmente, sendo elas a colagem, a fotomontagem, a construção tridimensional a partir de materiais recuperados, a raspagem, a frição e a decalcomania.Max Ernst, com as suas colagens, leva-nos ao ponto de convergência entre o movimento dadaísta e surrealista. Embora a casualidade marque a sua obra, este tende a associar mais imagens incongruentes do que objetos no passo para o inconsciente. No entanto, mostrou sempre o respeito à poética de alienação que, por sua vez, continua a ser a base de ambos os movimentos.
As suas obras têm como principais características a diversidade de técnicas,