Resenha
Professora: Haydée G. Caruso
Aluno: Victor Macedo Pessoa Matrícula: 11/0042247
SILVA, Ileizi Fioreli – A Sociologia no ensino médio: os desafios institucionais e epistemológicos para consolidação da disciplina. Cronos, Natal-RN, v8, n.2, p. 403-427, jul/dez.2007.
“A partir da analise dos desafios institucionais e epistemológicos o artigo discute a sociologia no ensino médio no Brasil”(...). A autora ao longo do artigo procura legitimar o tema “ensino de sociologia no ensino médio” como um tema para estudo pela Ciências Sociais. Parte da análise dos currículos instituídos nos diversos períodos para provocar um debate em torno do currículo que queremos para o ensino médio. Ileizi (2007) procura ainda definir “(...) quais instrumentos teóricos e metodológicos são pertinentes para o objeto de estudo ensino de sociologia; os processos sócio-políticos e culturais que a elegem como uma disciplina/área a ser ensinada nas escolas (...)” finaliza explorando alguns “(...) problemas atuais para a burocracia educacional, para as universidades, para as licenciaturas em Ciências Sociais diante das medidas de inclusão dessa disciplina nos currículos (...)”. Inicia o artigo apresentando: “(...) reflexões a partir de cinco questões centrais:
1) Como compreender o problema da inclusão/exclusão da Sociologia nos currículos do ensino médio? Quais instrumentais teóricos temos para elaborar explicações sobre a constituição da
Sociologia como disciplina escolar? O ensino de Sociologia seria um objeto cientifico legitimo para o campo das Ciências Sociais?
2) Quais os processos sociais, culturais e políticos do pais e de diversas unidades da federação, que estão indicando essa disciplina, mais uma vez, como componente que deveria fazer parte dos currículos do ensino médio e das provas de vestibular de algumas universidades?
3) Quais os argumentos para essa expansão da disciplina? Em quais concepções de sociedade, educação, ciência e