Resenha
Amanda Beatriz Damaceno Silva
Isabel Solé
Espanhola, Doutora em Psicologia, professora do departamento de Psicologia evolutiva e da educação na Universidade de Barcelona, grande estudiosa autora de varias obras entre eles Estratégias de Leitura, Aprender e Ensinar na Educação Infantil.
Em boa parte desta obra o autor trata do tema “estratégias e seu ensino”, onde ele caracteriza as estratégias e relaciona com o ensino.
O autor faz menção a um termo chamado procedimento, que consiste em um conjunto de ações ordenadas e finalizadas, isto é, dirigidas a consecução de uma meta. “Ele pode ser denominado “destrezas,” técnicas” ou “estratégias”.
A estratégia,segundo Valls 1990,tem em comum com os demais procedimentos sua utilidade para regular a atividade das pessoas. Uma de suas características é o fato de não se detalhar, nem prescrever totalmente o curso de uma ação.
A estratégia envolve autodireção e autocontrole. Enquanto em uma se há um objetivo e consciência do mesmo, no outro há uma supervisão e avaliação do próprio comportamento por conta dos objetivos e da possibilidade de muda-los quando necessário.
O texto cita ainda pelo menos três condições para compreender o que se lê. A primeira delas cita a clareza e coerência do conteúdo dos textos, da familiaridade ou conhecimentos da sua estrutura. No segundo diz que o conhecimento prévio do leitor é importante. Vale lembrar que o leitor não necessita “saber” o conteúdo do texto, mas que ele tenha uma breve noção do que se vai ser tratado. Em terceiro ele trata das estratégias que o leitor utiliza para facilitar a compreensão e a lembrança do que se lê.
Ela aborda ainda a necessidade que há de ensinar estratégias de compreensão, pois essa necessidade se dar Por querermos tornar leitores independentes, capazes de enfrentarmos diversos tipos de textos.
A autora deixa claro que essas estratégias ensinadas devem permitir que