Resenha
Faculdade Interdisciplinar de Humanidades
Bacharelado em Humanidades
Fundamentos de Geologia
Resenha dos Capítulos 3 e 4 do livro Decifrando a Terra: Sismicidade e estrutura interna da terra; Investigando o interior da Terra.
Docente: Dr. Hernando Baggio
Discente: Roberto Pilade Gambassi Junior
Diamantina, Abril de 2015.
Resenha: Capítulos 3 e 4 do livro Decifrando a Terra
Para se estudar a Terra é necessário entender os fatores constituintes do planeta, principalmente as rochas e os minerais.
Os minerais são elementos ou compostos químicos com composição definida dentro de certos limites, os minerais são cristalizados e formados naturalmente, tem nomes distintos dependendo de sua composição, as rochas são associações de minerais que por diversos motivos se unem por processos geológicos. A maioria dos minerais não são puros, e os que são perfeitos são raros e considerados as joias mais raras do mundo.
Os minerais podem ser chamados de naturais ou artificiais, no caso dos feitos espontaneamente pela natureza são chamados naturais, podem ser criados copias artificias desses matérias mais eles não serão chamados de minerais.
A origem desses matérias está ligada a diversos fatores, sua composição química, temperatura pressão entre outros, podendo se formar de diferentes maneiras por exemplo, a partir da solução de um material, seja pelo estado de fusão ou vapor. A formação desses minerais ocorrem de diversas formas. Os minerais são nomeados e agrupados dependendo de sua composição. Da nomeação dos mateiras, elas são controladas por um setor e no Brasil devem ter a terminação “ita” em contrapartida as rochas devem terminar em “ito”. Os que não absorvem luz são chamados de transparente, e os que possuem coloração são determinados pela quantidade de luz que absorveram. O brilho é a quantidade de luz refletida pelo mineral, o traço é a cor do pó do material, a dureza seria a resistência do