Resenha
Com o advento do capitalismo financeiro, a escolarização passou a ter um papel importante para a construção de uma sociedade aberta, e com seguintes características laica, obrigatória e gratuita. Enquanto países principalmente da Europa já passavam pela universalização do ensino no século XIX . No brasil isso passa a ocorrer no inicio do século XXI .Segundo Savani gerando um déficit histórico imenso, e problemas como analfabetismo é visível em território nacional. Além disso o ensino oferecido necessita de investimentos, bem como uma reforma no sistema de ensino atual vigente.
Pois dentre muitos problemas que rodeiam a educação no país alguns deles como salas lotadas, falta de matérias e rotina exaustiva do professor que ocasiona para este problemas de saúde como burnout. Ainda há os fatores além da escola como a condição de vida do aluno. Por isso deve-se considerar o aluno em suas múltiplas dimensões, a escola não deve ser somente um espaço de aprendizagem para o mercado, mas um local para produzir igualdade e um espaço de formação humana.
É essencial uma escola de qualidade que viabilize a aprendizagem dos alunos e qualidade de vida de seus funcionários onde todos tenham direito a participação. Se educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco, sociedade muda (Paulo Freire).
Garantir educação básica de qualidade seria a possibilidade de visualizar melhoras em todos os âmbitos do país.