HISTORIA
Quem foi: Botticelli foi um dos mais importantes artistas do Renascimento Cultural. Italiano, nasceu no ano de 1445 e morreu em 1510. Desde jovem, dedicou-se à pintura mostrando grande talento para as artes. Em suas obras seguiu temáticas religiosas e mitológicas. Este importante artista resgatou, de forma brilhante, vários aspectos culturais e artísticos das civilizações grega e romana. Chegou também a fazer retratos de pessoas famosas (príncipes, integrantes da burguesia e nobres) da época. As pinturas de Botticelli são marcadas por um forte realismo, movimentos suaves e cores vivas. Uma de suas obras mais conhecidas, até os dias de hoje é “O Nascimento de Vênus”, que o pintor fez no ano de 1485. Nesta linda obra, observamos a valorização das forças da natureza, o realismo e o resgate da mitologia romana.
Principais obras de Botticelli (pinturas):
- O Nascimento de Vênus
- A Primavera (obra da foto)
- A Adoração dos Magos
- O Castigo dos Rebeldes
- A Tentação de Cristo
- Retrato de Dante Alighieri
- Nastagio Degli Onesti
- A Coroação da Virgem
- O Inferno de Dante
- Virgem com o Menino e dois Santos
- As provações de Moisés
Andreas Vesalius
Andreas Vesalius nasceu em Bruxelas (Bélgica) no ano de 1514. Frequentou as universidades de Pádua, Paris e Louvain. Vesalius recebeu o diploma de médico em Pádua no ano de 1537. O médico casou-se em 1544 e teve uma filha. Dois anos depois, obteve nomeação de médico da corte de Carlos V, imperador romano.
Naquela época, Vesalius estava empenhado na dissecação de animais e despertou a atenção de dois professores da Universidade de Paris: John Guinter e Jacob Sylvius. Do primeiro, foi assistente na dissecação de corpos humanos e com o segundo aprendeu a dissecar cães. Um ano importante na vida de Vesalius foi 1538, no qual publicou a obra Tabulae Anatomicae Sex. Neste estudo, Vesalius foi ousado a criticar e indicar erros cometidos por Galeno de Pérgamo, um proeminente médico e