resenha
A construção está relacionada com plano de vida do cliente, logo envolve aspectos sociais, financeiros e com aspirações (desejos).
Torna-se preciso contar com a assessoria de um arquiteto desde a escolha do terreno até o final da obra.
É a partir das primeiras conversas com o arquiteto que será definido as prioridades da obra, como o padrão da residência, o tamanho dos cômodos, os tipos de telhado e o método construtivo, inclusive o período em que a casa deverá ser construída.
Sinceridade do cliente para com o profissional no que diz respeito ao valor disponível para a construção. Logo, o arquiteto irá adaptar o programa de cômodos e as metragens da residência conforme o orçamento.
Garantia de um planejamento claro e objetivo da obra, pois o arquiteto buscará soluções para viabilizar a construção de acordo com as condições financeiras do cliente .
O arquiteto orientará o cliente quanto aos custos e opções de materiais evitando que a obra não seja concluída por falta de recursos.
A partir do planejamento será feito um cronograma das etapas da obra, com o tempo previsto de execução e o custo estimado de cada fase.
Terreno
Na hora de adquirir um lote, é fundamental consultar o arquiteto antes de fechar negócio. Durante a compra do terreno, o arquiteto analisa: a beleza do local, fatores como a topografia, a insolação, os ventos predominantes na região, se o lote atende ao perfil de moradia pelos clientes, segurança e infra-estrutura do local.
É imprescindível checar se o terreno não está alienado a alguma instituição ou se há divida referente ao atraso de impostos.
No caso de aquisição de terrenos em loteamentos deve-se redobrar os cuidados.
Cheque se foi aprovado pela prefeitura e fique atento aos aspectos técnicos regidos pelo código de obras e edificações do município. Para isso, consulte a administração regional da prefeitura de sua cidade e conheça a legislação vigente para a construção de residências.