VPL versus TIR, uma é melhor que a outra? - Matematica Online
Módulo: 04
Atividade: Individual
Título: VPL versus TIR, uma é melhor que a outra?
Aluno:
Disciplina: Matemática Online
Turma:
Introdução
Quando pensamos em analise de projetos, qual a melhor forma de analisar o retorno do nosso investimento? De forma sucinta falaremos das duas formas mais conhecidas e utilizadas pelo mercado para realizar essa analise.
Justificativa
Normalmente o mercado utiliza dois parâmetros, a TIR (Taxa Interno de Retorno) e/ou o VPL (Valor Presente Líquido). Mas existe uma melhor que a outra? Qual devemos utilizar e em qual momento?
Desenvolvimento
A Taxa Interna de Retorno (TIR), é uma taxa de desconto teórica que, quando aplicada a um fluxo de caixa, faz com que os valores das despesas, trazidos ao valor presente, seja igual aos valores dos retornos dos investimentos, também trazidos ao valor presente.
Assim, a TIR é a taxa necessária para igualar o valor de um investimento (valor presente) com os seus respectivos retornos futuros ou saldos de caixa gerados em cada período. Sendo usada em análise de investimentos, significa a taxa de retorno de um projeto.
Para fins de decisão, os projetos que tiverem a TIR maior ou igual à taxa mínima de retorno, definida pelos shareholders, devem ser executados. Já os projetos que tiverem a TIR menor que a taxa mínima de retorno exigida devem ser rejeitados.
Ao utilizar a TIR é importante levar em consideração alguns pontos:
Entre um conjunto de projetos, aquele que tem a mais alta TIR não necessariamente tem o maior VPL. Por isso deve-se ter cuidado com o uso indiscriminado da TIR na escolha entre projetos mutuamente exclusivos.
Em projetos em que o fluxo de caixa muda de sinal mais de uma vez, pode haver múltiplas TIR’s.
Em projetos longos, pode haver diversos custos de oportunidade. Como a TIR é única para todo o projeto, não fica claro contra qual custo de oportunidade deve-se compara-la.