Resenha
Referência: SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. 16ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2009. (p. 51-79)
1. Explique a relação estabelecida pelo autor entre o conceito de cultura e a diferenciação existente entre os aspectos das realidades sociais.
Por motivos sociais, as classes vivem de formas distintas. As classes dominantes levam um estilo de vida muito diferente em relação ao estilo das classes dominadas, não apenas por causa de sua renda, mas também por motivos de costumes e objetivos. Temos a cultura brasileira, que abrange todo o país, porém dentro desta, temos várias culturas focadas nas relações entre indivíduos de uma mesma classe, tornando bastante notável as diferenças entre as classes.
2. Como se estabelece, segundo o autor, a separação entre cultura popular e cultura erudita?
A cultura erudita se volta exclusivamente para a classe alta, para os que tem acesso ao conhecimento, este que se detém nas mãos de poucos. Já a cultura popular inclui as classes mais baixas, que apenas acesso a outro tipo de conhecimento, um conhecimento menor é não tão importante quanto o da outra classe. Esses eram, e ainda são, considerados inferiores, mas, hoje em dia, esse conhecimento já faz parte da definição da cultura das classes dominadas.
3. Para o autor, quais são as dificuldades encontradas para a realização de estudos na área da cultura popular?
A cultura popular é uma cultura dominante em termos de população, por ser uma cultura que atinge muitas pessoas, seu estudo é dificultado, pois são muitas pessoas, muitos pensamentos para serem classificados em um só tema. Como é uma cultura de grande escala, a dificuldade de como entendê-la e de como lidar com a mesma é o principal problema.
4. Qual seria, segundo o autor, o cerne da questão da cultura em nossa sociedade?
De acordo com o autor, o cerne da questão da cultura em nossa sociedade é o que as classes dominadas vivem em uma existência comum