Resenha
COMO ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMUNICATIVO DO AUTISTA.
Existem muitas dificuldades com relação a manter a atenção de uma criança autista, mas existem também muitas formas de retê-la ao menos a maior parte do tempo. O ambiente que o cerca e os estímulos que o mesmo oferecem ao aluno são fundamentais para uma interação aluno-professor, para tal é necessária uma adaptação da escola as necessidades do aluno, abrindo suas portas para a família, terapeutas e facilitadores dessa comunicação.
A criança autista deve receber estímulos intensivos de fala e de interações sociais, para evitar futuramente um grande déficit nessas áreas. O mais comum é o sistema onde há interação com figuras, sons, musicas e outros objetos que retenham a atenção da criança. Mostrar figuras relacionadas a tarefas da criança em seu dia a dia estimula a familiaridade dela com essas tarefas, facilitando seu comprometimento.
Geralmente autistas desenvolvem algumas habilidades. Nem sempre são aquelas crianças paradas, que vivem só no seu mundo. Algumas crianças desenvolvem-se melhor com números, outras com desenhos e assim por diante. A criança necessita de estímulos constantes para manifestar suas vontades através da fala, para isso pode se aplicar métodos de interpretação por parte do pedagogo se utilizando de seus programas preferidos, isso auxilia a criança a adquirir interesse pelo ambiente a sua volta e a reprimir comportamentos inadequados. O profissional pode usar essa habilidade a favor da criança, fazendo com que ela se desenvolva com outros colegas e acabe por melhorar até sua comunicação com pessoas desconhecidas. Tudo é uma questão de entendimento e dedicação de cada pessoa que está em torno da