Resenha
Nathalia Watkins Freire, mais conhecida como Nathalia Watkins, possui formação acadêmica em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, é pós graduada em Relações Internacionais pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Já trabalhou em jornais como O Estado de São Paulo, o Grupo Bandeirantes de Televisão e atualmente é jornalista da revista Veja do Grupo Abril S/A.
A entrevista do jornalista venezuelano traça um paralelo entre o chavismo e os programas assistencialistas adotados pelo governo do PT. Serve como um alerta para nós brasileiros, sobre o que aconteceu naquele país (Venezuela) e o que pode acontecer no Brasil. Assim como na Venezuela, o chavismo se fortaleceu por meio de programas populistas, de assistencialismo, que ele chama de “bolsa hoje, fome amanhã”, que fazem com que o povo fique na dependência do governo.
Miguel Otero ao relatar o que vem ocorrendo na Venezuela, nos dá a oportunidade de refletirmos sobre o momento que estamos passando aqui no Brasil. Nesta última eleição presidencial, ficou bem claro que nas regiões norte e nordeste onde existem a maioria de pessoas beneficiárias do bolsa família, o governo saiu vencedor, ao contrário das outras regiões onde a economia é mais produtiva, o vencedor foi o candidato da oposição. Existem semelhanças entre os caminhos trilhados pelo governo petista no Brasil e pelo chavismo na Venezuela e essa tendência vem ocorrendo em toda a América Latina, de caminhar em direção ao populismo autoritário, distribuindo comida e dinheiro ao povo, políticas estas que não geram riqueza. Não será surpresa se daqui algum tempo o governo propor uma mudança na Constituição Federal, para permitir a reeleição por tempo