Resenha
Para Charles Jenks a arquitetura teve sua data e local de morte decretados, ocorreu em Saint Louis, Missouri, no dia 15 de julho de 1972, às 15h e 32m. Neste momento o conjunto habitacional Pruitt-Igoe, símbolo da aplicação dos princípios modernistas, foi abaixo. O edifício era movido pelos ideais modernistas, procurando reproduzir em seu interior um sistema de "ruas no ar", sendo composto por corredores anônimos, e peças que favoreciam a completa ausência de privacidade. De uma certa forma, poderíamos dizer que a racionalidade da rua havia penetrado o interior das vidas privadas.
Os pós-modernos contrapões o compromisso modernista com o desenvolvimento social, em termos estéticos, isso encaminhava a recusa da universalização das formas, diante da padronização da sociedade industrialista, eles valorizavam as diferenças, como por exemplo o projeto da casa como “máquina de morar”, sem realmente conseguir fazer a integração do homem nas residências e nos locais de trabalhos.
Halbwachs considera em suas teses a cidade como uma memória dos povos, a história e até mesmo a cultura estariam diretamente aos monumentos materiais daquele determinado povo, já que a arquitetura ela se liga ao ambiente. Deste modo a fundação do movimento pós moderno, faz um apelo à história, voltando com as soluções dos problemas do passado para ajudar nos problemas futuros, fazendo assim uma contraposição a forma de pensar modernista que acreditava que o que contava na arquitetura eram as inovações e apenas elas.
“É de novo possível aprendermos com a tradição e vincularmos nosso