Resenha
Vamos usar o mesmo exemplo: O filme fala da história de um menino que aprendeu com o professor que, se ele fizesse o bem às pessoas, iria se espalhar e “contaminar” a todos. Logo, todos estariam recebendo algo bom. Mas não foi bem assim que aconteceu, pois o menino, apesar de fazer o bem, foi assassinado no fim. O que é interessante de se observar é o embate do quanto vale a pena ajudar as pessoas. Devemos esperar algo em troca? O garoto do filme, no momento em que foi ajudar, foi assassinado. Mas ele pode ter sido como um exemplo para as pessoas, de fazer o bem sem esperar se sair bem também…
E por aí vai! Percebeu a diferença entre um e outro? Em geral, a resenha aborda pontos de discussão da obra.
1) Assista ao filme. A primeira vez que você vê o filme é para saber do que ele se trata. Assista a ele sem compromisso e sem se preocupa.
2) Assista ao filme novamente. A segunda vez que irá assistir-lhe é para pegar detalhes que não tinha percebido. Dessa vez, atente-se mais às nuances, pois você já sabe a história como um todo.
3) Faça anotações enquanto assiste. Coloque tópicos, palavras-chave, perguntas. Se você pudesse resumir o filme em uma palavra só, qual seria? No exemplo que usamos acima poderia ser altruísmo. Ou o filme a que assiste é sobre preconceito? Enfim, isso ajudará a dar o norte a sua resenha.
4) Comece a fazer a resenha. Na resenha você precisará contar a história, a fim de que, mesmo as pessoas que não assistiram ao filme, possam entender o contexto da coisa. Você não precisa se ater a detalhes e, dependendo do caso, não precisa nem contar o final, pois talvez não seja necessário.
5) Conte alguns trechos do filme e emita sua opinião a respeito do assunto. Seja crítico! Diga por que o filme demonstra defender tal aspecto e não outro. Dê exemplos do próprio filme.
6) Mescle trechos do filme com opiniões. Seja crítico e sua