RESENHA
CRICIUMA
2014
Com tudo e pra Valer
Entrar em um mercado aos poucos e ir dominando primeiramente algumas partes menores, seja ela um novo mercado ou então um novo setor é uma estratégia que visa uma liderança permanente. Esta estratégia é tratada no livro como “Com tudo pra Valer”. Muitos consideram uma estratégia empreendedora de mestre que é compartilhada e praticada por muitos empreendedores.
Esta é uma estratégia arriscada, que pode dar muito certo ou colocar tudo a perder.
Dessa forma se analisarmos os exemplos citados de empresas que praticaram essa estratégia, hoje são empresas de sucesso que aos poucos foram investindo fortemente apenas em um produto até que ele ganhasse força no mercado pra dai sim investir, criar inovar em outro produto/serviço.
O “Com tudo é pra Valer” se iguala as frases “ um passo de cada vez” ou “não de o passo maior que a sua perna”. Não adianta uma organização de um determinado ramo querer investir em inovação para todos os produtos existentes nesse e tornar todos eles os melhores do mercado. Uma empresa deve aplicar toda sua inteligência, conhecimento, pesquisa em dos seus produtos ou serviços para que este conquiste o mercado e se solidifique nele.
É importante destacar que nesta estratégia, o alvo que a organização quer atingir deve estar definido para que de tudo certo.
Uma estratégia, seja qual for deve ser analisada e projetada cuidadosamente, para que a teoria dela seja aplicada na pratica com igual sucesso. Além disso esta requer uma concentração de esforços com metas bem definidas.
Contudo a estratégia “com tudo é pra valer” é uma estratégia arriscada, toda e qualquer mudança que se realiza dentro de uma empresa requer esforços e recursos, estes podem estar sendo colocados a perca. Mais se bem executada analisada e pensada pelos gestores, assim como nas historias de sucesso do livro