sistema digestorio
Os alimentos que ingerimos se transforma em músculos, sangue ossos e na energia necessária para viver. Esse processo de transformação chama-se digestão. Nele o alimento é reduzido para que o corpo o absorva do melhor forma possível, atendendo ás necessidades do organismo. O processo de digestão é lento e trabalhoso, levando em torno de 8 horas para eliminar. Os nutrientes retirados dos alimentos e a energia fornecida para eles entram em ação em pouco tempo.
O conjunto do órgão na qual a digestão se realiza pode ser dividido em duas partes; tubo digestório, constituído por boca, faringe, esôfago, estômago e intestino; e glândulas anexas. Assim que um alimento e ingerido, o processo de digestão começa. Na boca, o alimento é cortado e triturado pelos dentes, por meio da mastigação. Após sair da boca, o alimento vai para o esôfago e dai, por meio de contração muscular produzida por este órgão, vai para o estomago é será alvo de sulco gástrico que contribui no processo de desintegração do alimento. Saindo do estomago, o bolo alimentar, que agora é chamado de quimo, vai para o duodeno. Dessa etapa participa o pâncreas e o fígado, com substância que dão continuidade ao processo químico. Os nutrientes, atravessam as paredes do intestino e entram na corrente sanguínea, abastecendo as células do organismo. Nesta ultima etapa, o que se sobrou da fase anterior chega no intestino grosso. No final do intestino grosso, o quimo adquire cor castanha e consistência pastosa, são as fezes, que serão eliminadas pelo reto, utilizando parte do intestino grosso.
Sistema urinário
O sistema urinário é a principal via de alimentação de resíduos do organismo. É formado pro dois rins e pelas vias urinarias composta por dois ureteres, uma bexiga, e uma uretra. A principal função do sistema excretório é produzir e eliminar urina. Os rins são dois órgãos situados n aparte posterior do abdome. Sua função é formar e concentrar a urina. Para isso, dispõem de unidades