Resenha
A ODISSÉIA. Produção de Apha Filmes. EUA, 1977. 1 DVD(150 min): DVD, son., color., Dublado. Port.Legendado.
Odisseu o rei da cidade de Itaca na antiga Grécia tem um filho ao qual ele coloca o nome de Telêmaco e leva-o para que todos vejam agradecendo aos Deuses por lhe conceder um filho. Com a guerra de Tróia contra a Grécia, o rei tem que deixar sua família para defender seu reino, mas antes faz a sua esposa jurar que se ele não retornar, irá se casar com outro. Odisseu segue viagem rumo a Tróia com sua tripulação e a frota de outras duas Cida des. Foram 7 anos de batalha fora das partes de Tróia. Com a morte de seu guerreiro mais forte, Odisseu tem a idéia de construir um cavalo de madeira e se esconder dele com seus companheiros, dessa forma consegue entrar na cidade e derrotar os troianos. Indo para casa, Odisseu grita aos quatro ventos que ele conquistou Tróia sozinho, o que deixa o Deus do mar negro Posêidon bravo e resolve lhe dar uma lição deixando seu navio a deriva um tempo.
Depois de meses, eles encontraram uma ilha dos ciclopes, seguem adiante e encontram a ilha de Eoló o rei dos ventos que resolve ajudar Odisseu lhe dando um saco cheio de vento para que retornasse para casa, mas o saco só poderia ser aberto depois que desembarcasse. Sem que Odisseu visse, seus marinheiros abriram o saco próximo a Itáca e novamente eles foram parar em outra ilha.
Nessa ilha morava uma Deusa chamada Circe a qual transformava os homens em animais. Nesta ilha Odisseu e seus homens passaram 5 anos o que para ele foram dias, mas o objetivo de voltar pra casa não saía dos seus pensamentos. Nesse meio tempo a mãe de Odisseu se mata por não agüentar mais esperar por sua volta.
Saindo da ilha de Circe, Odisseu segue para o reino dos mortos, onde vai buscar ajuda para retornar para casa. Lá, ele encontra a alma de sua mãe que o manda voltar logo para o seu reino, pois estavam querendo tomar o que