RESENHA
O capítulo o Meio Biótico do livro Entomologia escrito por Gillot apresenta as diversas formas de vida dos insetos e suas interações com indivíduos da mesma espécie e espécies diferentes, as relações tróficas presentes no momento da aquisição de alimentos, e como a disponibilidade de alimento regula a população de insetos.
Os insetos são capazes de se adaptar aos mais diversos habitats. A alimentação deles é adquirida basicamente nas plantas, este fator contribui para o alto índice de propagação e dispersão de insetos ao longo do tempo visto que o controle da população é regulado pela disponibilidade de alimentos. Além de o fator alimento ser importante na sua disseminação a presença de predadores parasitas patógenos e o próprio clima também podem regular o crescimento e reprodução da espécie. Em situações de escassez de alimentos alguns insetos podem modificar seus hábitos alimentares, porém podem não ter a mesma qualidade de vida.
Todas as partes de uma planta podem servir de alguma forma como alimento para os insetos, visando isso as plantas desenvolvem as mais diversas maneiras de resistencia contra esses indivíduos. Segundo Price ( 1997) a relação entre o inseto e a planta é definida como “guerra constante”, pois as plantas tentam se “proteger” enquanto que os insetos se alimentam a qualquer custo . Já outros autores como Owen e Wiegert (1987 ) dizem que a que a herbivoria é uma forma de mutualismo pois a predação praticada nas plantas às estimulam a produzir mais ramos, flores, frutos e sementes. De uma forma geral há casos em que o inseto prejudicará as plantas e pode ocorrer da planta prejudicar o inseto.
Os casos de associações mutualísticas entre insetos e plantas são comuns.Um