RESENHA
CCAAB- Centro de Ciências Agrárias Ambientais e Biológicas
Disciplina- CCA018- Sociologia Rural
Turma- T01
Resenha do Filme “Tapete Vermelho”
Cruz das Almas/BA
Fevereiro/2014
O Longa-metragem Tapete Vermelho é um filme brasileiro do ano de 2006, (Estréia: 14/04/2006), do gênero comédia, com roteiro de Rosa Nepomuceno e direção de Luiz Alberto Pereira.
O personagem vivido por Matheus Nachtergaele fez uma promessa ao seu pai: Levaria seu filho Neco (Vinícius Miranda), para conhecer a “cidade”, o cinema e assiste o filme de Mazzaropi. Zumira não concorda completamente com a viagem, mas acaba indo, eles se envolvem com violeiros que venderam a alma ao diabo, com mandingas, com o Movimento dos Sem-Terra, com vigaristas que lhes roubam a mula, com caminhoneiros e até com um milagre em Aparecida, No decorrer do filme a policia prende Quinzinho e seu filho Neco é então levado pela policia para São Paulo onde é abandonado e Zumira desesperada vai para casa da tia Malvina (vivida por Cássia Kiss).
Quando Quinzinho é solto ele vai a Aparecida para pedir a santa o seu filho de volta, oferecendo à viola como sacrifício. Ele ganha em uma igreja que antes era um cinema, algumas latas velhas com o filme de Mazzaropi, fica muito contente, porém sua felicidade ainda não está completa, para isso é preciso que Quizinho ache seu filho, o que felizmente acontece em seguida. Muito feliz Quinzinho vai a um cinema e pede para passar um dos filmes que ele ganhou mais isso lhe foi negado, aborrecido e bravo, se acorrenta em uma pilastra do cinema, e afirma que só sairá quando assistir o filme. Sua atitude chega às redes de televisão, o dono do cinema quando fica sabendo, e avisa que ira passa o filme para todos gratuitamente, mais Quinzinho não aceita imediatamente, e diz que só irá sair se colocarem um “tapete vermelho” para que ele passe com sua família.
Os personagens principais formam um casal de caipiras