resenha
NOME: MARIA LUIZA AGRELLI P PASCHOAL
CURSO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA
MATERIA: INTRODUÇAO AO MARKETING
PROFESSOR: PABLO FERNANDES
A cultura américana é conhecida pelo consumo, desde déc. 60 o “american way of life” é famoso no mundo todo. O filme “Os delírios de consumo de Becky Bloom” essa cultura do consumo é mostrada de formar exacerbada.
Rebeca Bloom é uma mulher normal, jornalista, nova iorquina, apaixonada por moda, e por consequência, apaixonada por compras. O sonho dela era conseguir um emprego numa grande revista de moda de Nova York, mas o que apenas o que ela consegue é um emprego na área de finanças de outra revista na mesma editora. Com esse novo trabalho ela da alguns conselhos aos leitores sobre finanças pessoais, o que as pessoas não sabem é que ela mesma não segue esses conselhos, Rebeca é uma consumidora compulsiva e está atolada em dividas.
Podemos perceber claramente durante o filme a influência das marcas na vida das pessoas. Rebeca sonha em ser como as mulheres das revistas e faz de tudo para parecer com elas, e faz isso através de suas roupas, porém, para estar sempre na moda, de acordo com as revistas, é preciso sempre estar renovando o guarda-roupa.
Ao entender o consumo de luxo podemos também entender o comportamento de Rebeca diante das marcas. As marcas provocam uma aspiração nas pessoas, um sentimento de pertencimento ao certo grupo seleto. E o sonho de Rebeca desde criança era não viver a vida “medíocre” a qual tinha na casa dos pais. Ao comprar certas marcas ela tem o sentimento que pode viver outro estilo de vida, viver a vida dos sonhos, das revistas, da tv.
Uma característica muito forte que podemos ver é a moda na sociedade de consumo. A obsolescência programada dos itens de moda. Como um item que essa semana está nas capas de revista e amanhã já está “out”, e assim gerando uma necessidade de sempre esta de renovando, comprando, e querendo tudo que está nas vitrines.
Esse filme