resenha
O filme O Grande Desafio, que tem como protagonista o ator Denzel Washington, é um filme que nos faz refletir bastante. A história acontece na cidade de Marshal, Texas, em 1935 e conta a história de um renomado professor de faculdade chamado Tolson ( Denzel Washington), que monta uma equipe de debates da faculdade. Não é nada fácil entrar no time de debatedores desse exigente professor, que ao longo do filme encontra muitas dificuldades com os seus escolhidos.
O professor Tolson, treina e ensina bastante seus alunos para serem grandes debatedores e terem argumentos incríveis. Acontece que a cidade de Marshal, na época, era uma cidade extremamente racista, então quando o professor começou a inscrever seus alunos em debates com outras instituições, o maior desafio deles era o argumento de que um negro também podia argumentar e não o argumento das causas em questão.
Tolson não desistia de lutar por seus direitos e por um reconhecimento à sua altura.O professor promovia em sigilo reuniões para a criação de um sindicato de arrendatários e trabalhadores de terras onde ele enfrentava grandes dificuldades, pois o comunismo não era aceito, tanto é que uma das reuniões foi invadida por opositores que agrediram todos os que estavam ali.
A essa altura, Tolson e seus aluno já aviam se tornado imbatíveis em diversos debates do qual haviam participado e mesmo com o preconceito que enfrentavam, vinham ganhando espaço e reconhecimento na cidade. Com tudo isso, quando o professor foi pego, muitos se mobilizaram e seus alunos debatedores o conseguiram tirar de la, enfrentando uma das maiores autoridades da cidade, o cherife, que era branco e fazia parte do time dos racistas.
A maior dedicação de Tolson durante todo o tempo era colocar seus aluno diante de um dos debates mais importantes: enfrentar debatedores da Universidade de Harvard. Um certo dia, por meio de correspondência, ele viria a receber a notícia da aceitação de Harvard para realizar o