resenha
ALINE GUEDES BARBOSA RESENHA
A Educação Matemática e sua Influência no Processo de Organização e Desenvolvimento Curricular no Brasil escrita por Célia Maria Carolino Pires, Professora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, da PUC/SP, consiste em um artigo que trata uma síntese do processo de organização e desenvolvimento curricular no Brasil, com a influência do Movimento Matemática Moderna, até o momento atual, procurando analisar as influências da área de Educação Matemática nesse processo.
O texto inicia com uma marcante característica do Movimento Matemática Moderna, na qual estava distante de ser uma educação democrática e renovada, mas um ensino formalizado ao extremo, destruindo de toda base intuitiva, apresentado a partir de situações artificiais e, além de tudo, bastante seletivos. Contudo, quando se deu o declínio do Movimento, em toda parte buscou construir currículos de Matemática contextualizado socialmente e culturalmente.
Deste modo o texto apresenta uma cronologia da Educação Matemática e seu currículo no Brasil, destacando: a Reforma de Francisco Campos, em 1931, baseado no trabalho de Euclides Roxo, com a proposta de unificação de campos matemáticos como a álgebra, aritmética e geometria. Além da lista de conteúdos, a proposta curricular incluía uma discussão de orientações didáticas. Em 1942, a Reforma Gustavo Capanema, as inovações da anterior não permaneceram, o que revela que as decisões curriculares, no País, foram historicamente, marcadas e influenciados por assuntos políticos, por poder de alguns grupos ou mesmo pessoas.
Ainda de forma cronológica, a autora aborda a influência do Movimento da Matemática Moderna que, para ela, é um dos períodos mais marcante. Assim, de 1965 a