Resenha
BIBLIOGRAFIA
AMBITO JURÍDICO. Finalidades dafilosofia do direito. Disponível em: Acesso em: 22 julho 2014
GABRIEL, José Luciano. Finalidades da filosofia do direito. Âmbito Jurídico, 2014.
Percebemos que alguns alunos que cursam Direito, e até alguns advogados, não intendem qual a finalidade de conter na grade curricular a disciplina de Filosofia do Direito. Portanto, o mesmo nos ajuda a esclarecer, compreender e até mesmo concordar com a grande importância que há nesse conteúdo, intender os objetivos e metas.
A Filosofia do Direito contribui com uma formação holística, humanística e capaz de levar a uma leitura reflexiva do fenômeno jurídico, na que obra de Nunes (2004, p.01) a mesma tem duas funções: - estimular o pensamento; -fazer uma crítica do conhecimento jurídico imposto pela doutrina.
Uma das finalidades da Filosofia do Direito é: problematizar.
Que podemos intender como um questionamento que é feito baseado em algo que aparentemente estava resolvido, problematizar é a habilidade de transformar em uma pergunta bem elaborada as indagações que perturbam as pessoas, é materializar os objetivos e assim também evoluir o direito.
A investigação conceitual do direito, é mais uma finalidade da Filosofia do Direito, e seu objeto é procurar profundamente o conceito, o significado de cada elemento.
Outra finalidade da Filosofia do Direito é ser permanente julgadora, já que discutir sobre o que é justo ou não, não é tarefa de jurista, mas do filósofo que se ocupa de refletir sobre os valores morais.
Podemos concluir, que a Filosofia do Direito exerce de forma intensa a tarefa de pensar e repensar de forma crítica, profunda e ampla o fenômeno jurídico. E que nós estudantes de direito temos como base a filosofia, para agirmos futuramente com uma visão filosófica, aprendendo a analisar não somente a lei, mas também as condições sociais do meio, e contribuir com a criação de um direito que melhor atenda aos anseios da sociedade.