Resenha
Usa-se a expressão desenvolvimento sustentável como a criação ecológica onde o homem nela se vincula. O conceito de desenvolvimento possui uma raiz econômica levando uma ideia de progresso de um bem-estar para o homem. É um conceito antropocêntrico, pois toma o homem como fim e a natureza como um instrumento. O conceito de sustentável possui raiz na ecologia estando ligado aos movimentos sociais. O desenvolvimento esta ligado ao progresso, implica em movimento e acúmulo. Ao contrario, o conceito de sustentabilidade implica em ordem, que não é estática, mas dinâmica, porém essencialmente distributiva e contrária a qualquer tipo de acúmulo.
2 – DESENVOLVIMENTO
Durante os anos 80 pudemos constatar uma crescente literatura sobre desenvolvimento sustentável, que procurava conciliar a flagrante contradição entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Tratava-se de pensar uma combinação entre regulamentação estatal, reciclagem de resíduos e uma cooperação internacional, as quais poderiam, ao mesmo tempo, afastar a ameaça de interrupção do crescimento econômico e de degradação progressiva do meio ambiente.
Segundo Mendes (2008), a diferença é que o crescimento não conduz automaticamente à igualdade nem à justiça sociais, pois não leva em consideração nenhum outro aspecto da qualidade de vida a não ser o acúmulo de riquezas, que se faz nas mãos apenas de alguns indivíduos da população.
O desenvolvimento, por sua vez, preocupa-se com a geração de riquezas sim, mas tem o objetivo de distribuí-las, de melhorar a qualidade de vida de toda a população, levando em consideração, portanto, a qualidade ambiental do planeta. O crescimento econômico nos países desenvolvidos passaria a ser sustentável se houvesse uma substituição das atividades industriais que necessitam intensamente de recursos da Natureza para uma indústria que necessite menos destes recursos. Assim, o desenvolvimento poderia continuar explorando uma dimensão menos