Resenha
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS – CFCH
CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA
RESENHA
A ESCRAVIDÃO NA ÁFRICA
RIO BRANCO
2013
RAIMUNDA COSTA
RESENHA
A ESCRAVIDÃO NA ÁFRICA
Trabalho apresentado à professora Dra. Tereza Almeida Cruz, como requisito de avaliação da disciplina História da África, do 8º período do curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Acre.
RIO BRANCO
2013
A Escravidão na África
Raimunda Costa de Matos
LOVEJOY, Paul E. A Escravidão na África: uma história de suas transformações. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
Falar sobre escravidão não é um trabalho muito fácil, pois apesar do termo ser usado de uma forma generalizada, sabemos que a escravidão teve suas múltiplas facetas e que ocorreu de formas diferentes em várias épocas e lugares. E dentro desse contexto de peculiaridades é que Paul E. Lovejoy aborda a escravidão na África de uma maneira bem sucinta destacando suas particularidades no decorrer de todo um processo historiográfico.
Paul E. Lovejoy, é naturalizado canadense e um dos mais reconhecidos historiadores africanistas. É professor na York Universit, Toronto, Canadá, onde ocupa a cátedra de História da África e da Diáspora Africana e dirige o Harriet Tubman Resource Centre on the África Diáspora. É um estudioso da História Econômica, enfocando a escravidão africana e sua diáspora, especialmente no Sudão Central. (www.historia.uff.br/tempo/artigos_dossie/artg20-1pdf).
Em sua obra, “A Escravidão na África: uma história de suas transformações” o autor procura apresentar uma visão panorâmica da escravidão na África analisando os vários processos da mesma, ressaltando que a escravidão foi um