Resenha
O texto “Nóis mudemo” de Fidêncio Bogo, abrange quatro temas importantes da atual era contempôrane na qual vivemos. O preconceito (chamado de bullying nos dias atuais ); a ignorância; a situação precária do ensino, e o trabalho infantil.
O preconceito começa na infância. Devemos saber respeitar o próximo, independente da raça, peso, estado, origem, nacionalidade, classe econômica... O texto aborda um preconceito contra a pobreza, visto que, a personagem, nascida na roça e de família humilde, sofre com sua maneira de falar e expressar-se e, posteriormente, quando vai para a fazenda de seu tio, com a ignorância e trabalho escravo.
O sujeito de origem humilde e batalhadora sofre com a falta de escolaridade, e isto nos mostra a importância de ter uma boa base escolar, uma boa qualificação profissional hoje em dia, no entanto, nossos governantes não pensam da mesma forma.
A arrogância da professora, seguida de seu arrependimento quando reencontra o garoto acaba sendo a temática principal do texto, repudiando o sistema de ensino “correto’’ e a injusta diferença social pela qual muitas pessoas passam. Esta é a realidade de muitas crianças pobres hoje em dia, que além do preconceito e da dificuldade social, ainda sofrem com o “abandono” por parte dos nossos governantes.
O preconceito e a intolerância (título de um dos textos) está nítido no texto de Fidêncio Bogo, pois retrata no início do texto, a intolerância da professora para com o aluno de origem humilde, e o preconceito constante por parte dos colegas, que debocham da maneira como o garoto fala.