Resenha
OS ESPAÇOS SÓCIO-OCUPACIONAIS DO ASSSITENTE SOCIAL
MARILDA VILLELA IAMAMOTO
Resenha temática apresentada na disciplina Prática em Serviço Social I do curso de Serviço Social da Faculdade Estácio de Sá-FIR, para parte da avaliação da AV-1.
Professora: Rizete Costa.
RECIFE
2013
OS ESPAÇOS SÓCIO-OCUPACIONAIS DO ASSSITENTE SOCIAL
Neste artigo a Professora Doutora Marilda Iamamoto descreve os novos espaços ocupacionais que os assistentes sociais podem ocupar na atual realidade socio-política brasileira. A autora reforça as competências obrigatórias profissionais do assistente social nesse cenário relativamente novo da política nacional.
A trajetória do serviço social no Brasil tem passado por constantes evoluções e mudanças de direcionamento, assim, a profissão tem se redefinido com base na sua inserção na realidade social de nosso país, atuando de maneira vertical nas “mazelas” produzidas pela própria sociedade, em decorrência das lutas de classes, suas necessidades, metas e aspirações, fruto da profunda desigualdade social que aflige nosso país e outras noções mundo afora, com maiores ou menores consequências para a própria sociedade ou com reflexos para todo o mundo, como, por exemplo, uma guerra civil, como o atual conflito Sírio.
A existência do profissional em serviço social se manifesta pela necessidade de se solucionar óbices sociais como a pobreza, violência, desemprego, a falta de efetividade dos direitos sociais de prestação, sendo primas à intervenção do Estado. A atuação do profissional se faz, prioritariamente, por meio de instituições que prestam serviços públicos destinados a atender pessoas e comunidades, que buscam apoio para desenvolverem sua autonomia, participação, exercício de cidadania e acesso aos direitos sociais e humanos; podem ser da rede do Estado, privada e ONG's.
A expectativa de se tratar este tema se fundamenta pela necessidade de contribuir para