resenha
CURSO DE TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
REDAÇÃO TÉCNICA
PROFESSOR:
11. FEVEREIRO. 2014
ALUNA:
RESENHA: 3 SEGURANÇA NO TRABALHO: DIMENSÕES CONTEMPORÂNEAS.
“Interpretações não são inevitáveis, como também não são os próprios acidentes que mutilam o trabalhador. Interpretações e acidentes são escolhas. Não acontecem: São acontecidos”.
Márcio Túlio Viana.
Acidente de trabalho e doenças ocupacionais não é um assunto abordado somente nos dias de hoje, pois o sempre que existiu “trabalho” o trabalhador sempre teve exposto a esses riscos diretos ou até mesmo indiretos. Entende-se que os acidentes sempre vão trazer desestruturação no seu ambiente familiar, podendo ser temporária ou permanente, e também dependendo do seu grau de intensidade a sua readaptação no trabalho vai ser com mais dificuldades e a sua reintegração na própria sociedade.
A produção de uma empresa vem a parti da auto-estima de seus funcionários e na sobrevivência deste.Um fator negativo trazido através disto são os prejuízos econômicos atingindo a sociedade ,o governo,a empresa e o empregado sobre o governo gerando um agravamento socioeconômico,em relação a empresa se referem aos custos,já o trabalhador a sua própria saúde ou seu mantimento de vida que não será o mesmo que antes, após o acidente. Nota-se que a partir da flexibilidade dos direitos trabalhistas, as empresas ajustam sua produção,mão de obra e condições de trabalho às flutuações do sistema econômico essa flexibilização foi uma forma de reduzir os direitos dos trabalhadores e os custos empresariais com salários e medidas preventivas.
As normas protetoras: ausência de efetividade compreende-se que o Brasil existe uma lesgilasção abrangente sobre a saúde e segurança do trabalhador e tendo contido na mesma a prevenção de possíveis acidentes ou doenças ocupacional.Mesmo que seu cumprimento não seja tão seja eficaz.
A