Resenha
Turma: PARFOR Matemática
Disciplina: Historia da matemática/2012
Professor: José Ricardo Mafra
Acadêmica: kamilla Teixeira Sassi
Sínteses:
TOPICO DE HISTÓRIA DA TRIGONOMETRIA
Palmas – TO/ 2012.
A interpretação ora comentada tem por objetivo demonstra um estudo mais detalhados de alguns momentos do desenvolvimento da trigonometria, onde se encontram os estudos mais necessários para auxiliar os professores, como por exemplo, a trigonometria do Tablete Plimiton 322 e a tabela de cordas do Almagesto.
A Trigonometria foi desenvolvida na antiga Mesopotâmia pelos povos babilônios que deixaram vários testemunhos escritos cujos caracteres que lhe valeram o nome de escrita cuneiforme.
O material usado era barro, do qual se moldavam tabletes com ponta de estilete. Os tabletes eram colocados no sol para secar, às vezes elevado ao forno.
Os textos matemáticos Babilônicos pertencem a dois períodos, o primeiro trata do período Babilônico Antigo, entre 1800 a 1600 A.C. e o segundo o período Selêucida, os últimos três séculos antes de nossa era.
O Neugebauer (1969) avalia acerca de 500.000 o número de tabletes que chegaram aos museus, dentre estes estão 400 tabletes e fragmentos de cunho matemáticos que foram copiados e traduzidos e explicados.
Segundo Neugebauer e Verdet chegaram ao entendimento que os babilônicos conheciam algumas constelações por meio de método de localizar e posicionar as estrelas.
De modo geral os babilônicos possuía uma forma de auferir os triângulos, conheciam os teoremas que relacionavam os lados dos triângulos semelhantes. Existam documentos deixados pelos babilônicos que leva a crer que eles tinham uma medida para ângulos.
De fato, Boyer, ao falar dos estudos dos egípcios e Babilônicos sobre os triângulos logo depois foi feito um estudo chamado de Trigonometria que tratava de medida de parte do triangulo.
Os gregos desenvolveu pela primeira vez um estudo sistemático das relações dos