Resenha
Aluno: Fábio Costa
Curso: Direito, I perído.
São Luis – MA
BATISTA GURGEL, Wildoberto. Metodologia nas ciências humanas. Conferência proferida durante o V Encontro Humanístico – CCH/UFMA, no dia 25 de outubro de 2005.
Wildoberto Batista Gurgel é Mestre em filosofia pela UFPB, Doutorando em Políticas Públicas pela UFMA e professor do Departamento de Filosofia da UFMA.
Gurgel nos trouxe em seu texto, Metodologia nas Ciências Humanas, a ideia de que Metodologia é a reflexão sistemática a respeito da instrumentação de métodos e técnicas aplicados a uma determinada atividade congnitiva ou prática, pautado nos resultados que a metodologia obtém de acordo com a forma em que é utilizada, podendo o locutor de determinada frase ou expressão tornar-se persuasivo ou “dono da verdade” utilizando as técnicas metodológicas convenientes a ele. Por considerar os métodos e técnicas fatores determinantes. Gurgel não discutiu no texto, a questão da metodologia em geral, sugerindo que não agrada ao tema discutir o que é a definição metafísica da metodologia. Interessa-nos a definição de metodologia enquanto uma definição que possa ser aplicada às ciências humanas. Mas de que modo? Sob diversas formas, podemos associar metodologia às ciências humanas. Podemos fazer uma exposição discorrendo sobre quais são os métodos mais comuns utilizados nas ciências humanas, falando um pouco sobre fenomenologia, estruturalismo, dialética, positivismo, método sistêmico, método tipológico, método crítico, entre outros. Ou podemos também escolher apenas um desses métodos e discorrer sobre como ele funciona e porque devemos ou não utilizá-lo. Temos também a opção de descrever métodos e técnicas de coletas de dados apropriados para as pesquisas nas ciências humanas. Podemos fazer ilustrações de caso. Podemos, ainda, discorrer sob o ponto de vista da biblioteconomia ou oferecer dicas para a elaboração de diversos desenhos de pesquisa. No