Resenha:
Trabalho e educação fundamentos ontológicos e históricos Dermeval Saviani
Fundamentos histórico-ontológicos da relação trabalho educação
O texto de Dermeval Saviani tem como ponto central a analise e compreensão de como se desenvolveu historicamente a questão da divisão do trabalho e educação. Saviani diz que o homem é o único animal que trabalha e educa, e com relação ao trabalho-educação, ele se aprofunda a principio na questão de quais são as características do ser humano e oque os permite e possibilita a pratica desse trabalhar e educar, e como se deu sua origem e como foi acontecendo o processo de separação da educação do trabalho.
Saviani não concorda com o pensamento de Aristóteles onde ele diz que embora trabalhar e educar possam ser reconhecidos como atributos humanos, eles são de caráter acidental e não fundamental.
E Aristóteles diz também que o que diferencia o homem dos demais animais é a racionalidade, mas diz porem que: “considerando como próprio do homem pensar, o contemplar, reputa o ato produtivo, o trabalho como uma atividade não digna de homem livre.”
Saviani pensa que diferentemente dos outros animais o homem marco sua diferencial na historia por adaptar a natureza a si mesmo. E é assim que o homem atua na natureza, a transformando para que ela se adeque e supra suas necessidades, é isso que ganha o nome de trabalho pelo autor, sendo esse trabalho a essência do homem. E indo por esse pensamento de Marx ele defende a ideia de que o homem não nasce homem, ele se torna homem, assim ele vai produzindo sua própria existência, com isso vem o seu processo educativo, pois produzindo sua existência ele esta se formando humanamente. É trabalhando que o homem aprende a trabalhar.
Contraditoriamente Bergson na Obra Evolução Criadora