Resenha
UNIME SALVADOR
IUNI EDUCACIONAL
CURSO DE FISIOTERAPIA
PRISCILA SOUZA SANTOS
Professora: Paula Barcellar
Psicologia Aplicada à saúde:
Resenha – seminário 2
Salvador
2010
TEMA:
Psicologia na saúde: uma visão contextualizada
Identificação da Obra:
A Psicologia na saúde: entre a clínica e a política
Autor: Laura Belluzzo de Campos Silva
Introdução:
✓ A importância do papel construtivo da psicologia na saúde e na sociedade é cada vez mais perceptível. A área de atuação do psicólogo vem se expandindo mundialmente, proporcionando novas áreas de pesquisa, como a “Psicologia da saúde”, que tem como fundamento a atuação do comportamento na prevenção e cuidados com o bem estar. ✓ Os surgimentos de idéias novas e próprias dão sentido a um novo significado para o conceito da saúde, questão essa muito debatida e criticada. Tendo em mão este impasse de críticas, outros conceitos vão surgindo na defesa de suas respectivas teses.
O conceito defendido por Canguilhem:
Canguilhem definiu suas pesquisas apenas ao estudo das doenças somáticas, na qual para ele os fenômenos vitais normais e patológicos estavam interligados independentemente de suas diferenças quantitativas.
Dessa forma seu dogma contribuiu para a evolução da anatomia e consequentemente influenciou a psicologia.
Canguilhem no seu dogma é motivado pela tentativa de codificar os métodos científicos, buscando elevar sua concepção (seus conceitos) para quem sabe chegar ao entendimento de uma sociedade.
Para Canguilhem a saúde, não tem um conceito perfeito, mas também não tem um conceito vazio, para ele precisa-se relacionar função e valor à existência, para então chegar a um possível conceito.
O surgimento da clínica
A clínica surge como uma nova experiência da doença que se caracteriza pelo desaparecimento das entidades mórbidas em proveito da articulação da doença, ou seja, a clínica vem para possibilitar um novo discurso sobre a doença, novas