resenha
Nome: Ana Paula da Silva Cassemiro
O texto elaborado por João dos Santos Carmo e Aline Morales Simionato discorre sobre a ansiedade diante a matemática, fazendo uma investigação e tentando descobrir causas e como pode ajudar ao aluno a diminuir ou acabar com essa ansiedade.
Em primeiro lugar, os autores retomam uma pesquisa mostrando uma pesquisa feita por Dreger e Aiker que perceberam os desconfortos que os alunos tinham diante de problemas matemáticos e chamaram de “ansiedade a números” e depois de algum tempo passou se chamar de “ansiedade matemática” por Tobias (1978).
Essa ansiedade matemática possui várias reações parecidas com uma ansiedade crônica. Diante de situações que exige manipulação e conhecimento matemático, essas reações são: desconfortos, postura tensa, expressão facial cansada, dores de cabeça etc. Os alunos acabam não fazendo os exercícios de casa, pois não conseguem concentrar e ficam mais agressivos ao serem questionados pelo professor.
Diante desses problemas os autores João e Aline começaram a debater sobre: fatores envolvidos na produção de ansiedade em relação à matemática. em que eles discutiram sobres as possíveis fatores que podem levar o aluno a ter esse tipo de problema.
A ansiedade à matemática esta ligada a transtornos de aprendizagem como a discalculia ou acalculia. Esses fatores podem acontecer talvez porque sua história escolar, em certo momento negativo diante da matemática. Foi citado também que há outros fatores como, por exemplo, a matemática é considerada algo difícil e precisa muita dedicação para ser dominada. E o professor acaba passando regras e metodologia inadequada e controles aversivos que podem geram e frequentemente gera subprodutos indesejados para os alunos.
A ansiedade em relação à matemática, os alunos podem apresentar, alterações arterial e nas frequências cardíacas. Essas causas podem acontecer porque o professor