Resenha
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
CURSO DE SECRETARIADO
FUNDAMENTOS DA SOCIOLOGIA
Aluna: Amanda da Silva Arruda
RECIFE, JULHO DE 2014
Exercício
1- Como os autores clássicos ( Durkhein, Marx e Weber) definem a sociedade capitalista moderna? Quais são as principais diferenças entre as suas teorias?
R: Karl Marx – Segundo este autor, as desigualdades sociais é uma das principais formas de manutenção do sistema. Existem classes sociais e a relação entre as pessoas se dá pelo antagonismo entre as classes. Marx se contrapõe ao sistema capitalista, á forma de exploração dos burgueses em relação aos proletários, as desigualdades sociais, econômicas e políticas, idealizando outra forma de sociedade, em que os proletários se conscientizem do poder e do conhecimento social e assim haja uma sociedade menos desigual, mais harmônica.
Max Weber – Ao analisar a sociedade, Weber destingue a partir de três vertentes: a econômica, social e política. A dimensão econômica estratifica a sociedade por meio de critérios pautados na riqueza, na posse e na renda. A dimensão social se fundamenta a partir da estratificação obtida por meio e status conferido ás pessoas de acordo com a posição social que ocupa. A dimensão política estratifica a sociedade, pois, segundo Weber, separa os indivíduos que tem acesso ao poder e dominação daqueles que não têm.
Durkhein – Quando um fato põe em risco a evolução, a harmonia, a coesão social, estamos diante de um acontecimento mórbido, portanto, de sociedade doente. Durkhein diferencia os fatos sociais em normais e patológicos. Os fatos normais são aqueles que não extrapolam os limites dos acontecimentos mais gerais de uma sociedade. Enquanto os fatos patológicos são aqueles acontecimentos que transgridem as