Resenha
Bacon e Descartes analisaram as causas e formas do erro. Bacon elaborou a critica dos ídolos, que de acordo com ele é o que impede o conhecimento da verdade:
-Ídolos da caverna: São as opiniões que se formam em nós devido ao erros e defeitos dos órgãos dos sentidos. São fáceis de corrigir pela nossa inteligência.
-ídolos do fórum: as opiniões formadas em nós devido a linguagem e nossa relação com os outros. São difíceis de vencer, mas a inteligência tem poder sobre eles.
-ídolos do teatro: as opiniões formadas entre nós em consequência do poder que as autoridades estabelecem, que se decretam e se transformam em leis que não podem ser questionadas. Só refaz com mudança social e política.
-ídolos da tribo: São da própria natureza humana, e se podem ser vendidos se houver mudança na natureza humana.
Para Bacon, o avanço dos conhecimentos e das técnicas, as mudanças sociais e politicas, o desenvolvimento das ciências da Filosofia proporcionaram mudanças no conhecimento e na vida humana.
Descartes localizava a origem do erro em duas atitudes e as chamou de atitudes infantis.
-prevenção: nosso espírito acredita facilmente nas ideias de outras pessoas sem saber se é ou não verdadeiro, e nosso pensamento fica impedido de investigar.
-precipitação: nossa vontade nos faz julgar as coisas sem ter conhecimento sobre aquilo e sem saber se é verdade ou não.
Porem, acredita que é possível uma mudança nessas atitudes a partir do entendimento das ciências, sem precisar de mudanças sociais e politicas. Essa mudança pode acontecer se o sujeito do conhecimento, por meio de suas necessidades decidir refletir sobre encontrar fundamentos para o saber. Descartes criou um procedimento