Resenha
Na sociedade, nas diferentes etapas de seu desenvolvimento, tem-se por diversas vezes e situações se utilizado da natureza da forma mais intensa e complexa. Este tipo de aproveitamento, tem cada vez mais interrompido ciclos naturais, sem contar a falta de capacidade de alguns ecossistemas de se regenerar.
Esse “uso” inadequado dos recursos naturais por meios de algumas atividades tem provocado alterações e modificações. Em muitos países o processo de deterioração e contaminação dos ecossistemas de área turística é gerado por algumas práticas econômicas: irracional aproveitamento relacionado à fauna e à flora, a falta de planejamento do uso da terra e o excessivo crescimento demográfico.
O importante seria os setores públicos, privados e sociais definir as responsabilidades com relação à deterioração e contaminação dos ecossistemas turísticos. Só a coordenação de todos esses setores vão poder evitar ou diminuir esses efeitos.
É essencial um cuidado maior para com o ambiente, algumas medidas precisam ser tomadas mesmo que isso influencie no fluxo turístico. No melhor dos casos, perderão condições naturais assim que se tornarem receptores de grandes fluxos de visitantes. No pior, se afetará muito o ambiente natural, pela necessidade de construir e instalar os serviços que o turista deseja, por não respeitar o uso da terra e pela improvisação.
Capítulo 2
(O turismo e sua repercussão ambiental nos centros turísticos não planejados)
Certos destinos apresentam problemas de transtorno ecológico e contaminação ambiental, em razão do crescimento espontâneo das atividades turísticas.
O que também tem contribuído com esta situação é a perda de áreas agrícolas e de vegetação original para construir casas e outras instalações, a deficiência na eliminação de água e a instalação de indústrias.
O turismo de massa moderno exige uma grande quantidade de serviços. O crescimento muitas vezes,