RESENHA
MBA EM FINANÇAS AUDITORIA E CONTROLADORIA
DISCIPLINA – CONTROLADORIA
PROFESSORA: MICHELE PATRICIA RONCALIO, Me.
ALUNA: ELISIANE ROZÂNGELA DA SILVA
RESENHA
Florianópolis – SC
2013
Como a Controladoria deve atuar no Subsistema de Gestão objeto de seu estudo?
O aumento da complexidade na organização das empresas, o maior grau de interferência governamental por meio de políticas fiscais, a percepção das necessidades de consideração dos padrões éticos na condução de negócios e, principalmente a demanha por melhores práticas de gestão, têm sido um dos motivos pelos quais os diretores das empresas buscam um modelo ideal de atuação para enfrentar o crescimento da concorrência e as constantes mudanças ambientais.
Segundo PADOVEZE (2012, p. 33) a controladoria é:
“A unidade administrativa dentro da empresa que, por meio da ciência contábil e do sistema de informação de controladoria, é responsável pela coordenação da gestão econômica do sistema empresa”. (PADOVEZE, 2012, p. 33).
Podemos dizer então, que a controladoria cabe a responsabilidade de implantar, desenvolver, aplicar e coordenar todo o ferramental da Ciência Contábil dentro da empresa, nas suas mais diversas necessidades.
O papel da controladoria vêm ganhando destaque por ser o órgão dentro da empresa responsável pelo sistema de informações que apóia o processo de planejamento e controle de gestão. Portanto, é sua função apoiar todos os gestores em todas as etapas do processo de gestão.
O controller é o responsável por disponiblizar as informações, zelar pela continuidade da empresa e manter o executivo principal da organização informado sobre os rumos que a empresa deve tomar. (FIGUEIREDO & CAGGIANO , 1997).
A controladoria está profundamente envolvida com a busca da eficácia organizacional. Para alcançá-la é preciso que sejam definidos modelos que eficientemente conduzam ao cumprimento de sua missão.
O