Resenha
A crônica " Procura de um Trabalho: o Mundo de João (José)" relata todo o dia após dia de João (José),um mecânico que depois de ser demitido do trabalho, o qual se dedicou anos de sua vida, busca agora um novo um emprego. Porém junto com a procura do novo trabalho ele se depara com uma realidade diferente e desconhecida a qual não estava preparado para enfrentar.
O texto é dividido em oito subtítulos, em cada uma João (José) se depara com uma concepção de trabalho desconhecida por ele até então e que justifica de algum modo para os leitores o motivo de seu desligamento da empresa.
O fim de mais um dia do mecânico João (José) de entrevistas em diferentes empresas dá início a crônica, em algumas seleções se saiu bem e em outras teve a sensação de fracasso. A concepção dele próprio quanto ao seu desempenho na empresa anterior é descrita como um funcionário atualizado, com bom relacionamento entre os colegas, que sempre fez cursos por conta própria, e que não entendia os reais motivos de ter sido demitido.
João (José) sem entender direito a reportagem que passava na televisão, toma conhecimento sobre a globalização da economia através do telejornal que noticiava as vantagens dela tais como: baixo custo das mercadorias, aumento da concorrência entre os fabricantes e também suas desvantagens como o fechamento de algumas delas por não conseguir competir com os preços de outros países. Ele então se questiona se a globalização era o fator gerador da desindustrialização e o aumento do desemprego.
João (José) quando se recorda de uma reportagem que havia lido em um jornal a qual falava que o emprego estava se tornando um artigo em extinção, fica chocado. A reportagem dizia que ter emprego significava estar ligado a uma organização, ocupar uma função claramente definida, com obrigações, horários, faixas de remuneração e de promoções, tudo isto mais ou menos padronizado, e que esse tipo de emprego passou a ser um aspecto central na vida das pessoas e