Sociologia da educação
Título: Sociologia e realidade
Objetivo: 1-Estabelecer uma comparação entre as idéias de Dürkheim e Marx, considerando o papel que cada um deles atribui à divisão do trabalho.
2- Justificar segundo o enfoque teórico de Dürkheim e Marx: a escola, tal como está organizada no Brasil, favorece a mudança ou a conservação social?
Justificativa: 1- É interessante comparar Marx e Dürkheim nas suas idéias, pois eles têm maneiras diferentes de pensar, cada um em sua época, Marx pensava em duas classes, a dominante e a dominada e Dürkheim pensava na sociedade como um conjunto e não uma separação. 2- Como depois de tanto tempo ainda vivemos dificuldades na educação, tendo tantas coisas ainda para ser feitas e necessitando olhar para trás para ver aonde erramos e aonde acertamos.
Introdução: 1-Dürkheim identificava que a divisão do trabalho não se dava apenas pelo processo econômico, mas também nas funções artísticas, políticas, e administrativas. Marx anunciava que a ciência social deveria modificar a realidade das pessoas. 2- Por trás do trabalho de cada professor, em qualquer sala de aula do mundo, estão séculos de reflexões sobre a função de educar. Trabalham sob a influência dos pensadores filósofos, na forma como suas idéias foram incorporadas à prática pedagógica, à organização do sistema escolar, ao currículo escolar, ao conteúdo dos livros.
Desenvolvimento
1-Segundo Marx, na divisão social do trabalho sempre haverá classes dominantes e classes dominadas e que estão a toda hora em conflito entre si. As classes dominantes criam e estabelecem as instituições das sociedades. Em frente de péssimas condições de vida dos trabalhadores, Marx sugeriu que a classe dominada agarrasse a posição de destaque da sociedade, modificando a divisão social do trabalho, não tendo mais a propriedade privada dos meios de produção. Para Dürkheim a sociedade era um organismo formado por partes identificáveis, tendo as relações definidas entre