Resenha
A historia é de um homem, Dr. Simão Bacamarte, um medico, que conquistou grande respeito em sua profissão, após ser bem sucedido, Simão volta a sua terra natal, Itaguaí. Ela lá encontra uma viúva, Evarista, uma mulher jovem porem não bela, depois de se conhecerem, Simão casa-se com a moça, pois ela acreditava que por ela ser jovem o traria filhos saudáveis e inteligentes. Uma grande descepiçao toma o Dr. Simão, Evarista não consegue engravidar, mesmo depois de tentativas frustradas e o tempo se passando os filhos não chegavam. Ele então começa a se dedicar a medicina, e se aprofunda na psiquiatria.
Com a permissão do governo, Simão cria um manicômio, uma casa para tratar os loucos, nomeada de Casa Verde. Um dos primeiros a ser internado foi Costa, um grande espanto para os moradores da cidade pois ele não era louco, Costa havia ganhado uma herança, tão grande que poderia usa-la até o fim da vida, mas ele emprestava dinheiro, e não tinha coragem de cobrar os devedores. Também foi internado Mateus, ele como Costa não era louco, o pobre coitado só matinha sua rotina de zelar o seu jardim, o vigiava, cuidava, para que pudesse ser admirado pelos que ali passassem e foram se sucedendo as internações como as de Matim Brito, Gil Bernardes.
Simão fica obcecado com a Casa Verde, e se dedica por completo á ela, ela sua esposa se senti solitária, como se estivesse viúva novamente. Ela ganha uma viagem de seu marido ao Rio de Janeiro e as internações agravam, com a sua volta a cidade cria uma esperança que possa ser a solução do fim das internações, mas ela se mantem.
A população da cidade decide fazer um motim para resolver a situação, improvável pois Simão tinha licença do governo para o manicômio e o apoio da igreja, mas com o manifesto liderado por Porfírio. Porfírio, um barbeiro eles vencem, porem depois de descobrir que Simão negou receber ser remunerado ele alia-se ao Dr. Simão, vendo que o Dr. não fazia por