Resenha
Departamento de Administração
Disciplina: Gestão Estratégica de Serviços Públicos
Prof. Adm. Jairo Garcia Acadêmica: Tereza Graciano Pinheiro
I - ALVES, Roberto Luiz. Políticas públicas integradas como tradução do direito à cidade. In NASCIMENTO, Rafael Anderson (coord.) et al. Cidades- Identificações e Gestão. São Paulo: Saraiva, 2009. 1º capítulo p. 13- 38.
II- RESUMO:
1.1 Introdução
Tendo como epígrafe uma citação do ex-prefeito Celso Daniel, o autor inicia seu texto informado que aquele trabalho visa apresentar do ponto de vista da gestão participativa, chaves para interpretação dos planos estratégicos incidentes sobre a construção da equidade social, bem como sugerir o conceito de tradução aos atos de consciência histórico-cultural de gestores e cidadãos responsáveis pela construção de políticas integradas e solidárias, antídoto considerado eficaz diante da desigualdade social do país. O autor faz um estudo observando o posicionamento de três estudiosos no assunto: Jardi Borja, Sonia Fleury, Amália Mascias.
1.2 - Instrumentos de análise: Através da concepção, modos de organização e sentidos de funcionamentos das cidades.
_Para Borja, os blocos de políticas para as cidades são entendidos como novas competências e funções do governo da cidade e diretamente conectados aos planos estratégicos.
_ Críticas a Borja: faz enumerações deslumbrantes que se murcha pelo não enfrentamento da cidade real.
Sônia Fleury_ obra: Políticas Sociais e democratização do poder local. _ os processos educativos e gestão de assistência aos cidadãos são instrumentos de mudança na gestão pública e no seu aperfeiçoamento.
_ apresenta propostas de valorizar a constituição de políticas de sociais, a criação de novos mecanismos de informação e comunicação, a institucionalização de lideranças, reconstrução de identidades coletivas e coalizões eficazes para a estabilidade e a