resenha
Tudo começa com o filósofo e político romano Cicero que escreveu a seguinte frase, “desconhecer a historia e permanecer criança pra sempre” onde a democracia do jornalismo apontar pra três fundamentos, primeiro a expansão que começou no século XIX e a expansão dos outros meios de comunicação como rádio, e televisão. Segundo a sua comercialização e terceiro o campo jornalístico ficou numa fase de emergência.
A EXPANSÃO DA IMPRESA
O jornalismo que conhecemos hoje tem suas raízes desde o século XIX, e foi nesse século onde o desenvolvimento da imprensa cresceu muito, e com esse crescimento aumentou muito o emprego e as pessoa começaram a procurar mas a verdade das notícia, a independência e objetividade.
Durante o século XVIII os jornais se tornaram armas na luta política mas com a criação de um novo jornalismo chamado “penny press” os jornais foram visto de uma forma de ganhar lucro porque a produção aumentou e eles vendiam mais.
Assim no século XIX virmos que a emergência de um novo paradigma que foi difundido entres os membro da sociedade onde os jornalista reivindicaram um monopólio do saber, e foi nesse século onde dois processo fundamentais marcam a evolução da atividade jornalística a comercialização e a profissionalização, portanto, o surgimento do jornalismo enquanto atividade remunerada está ligada á emergência dum dispositivo tecnológico , á emergência do primeiro “mass media” a imprensa.
O século XIX foi marcado como século como “época do ouro” da imprensa evolução do sistema econômico, os avanço tecnológico, fatores sociais, a evolução do sistema político no reconhecimento da liberdade no rumo a democracia (O Boyle, 1968)
O Boyle (1968:290-1) escreve “ só uma sociedade economicamente avançada podia produzir uma imprensa que se auto-financiasse completamente a parti das vendas a um público leitor de massas e de anúncios pagos. Sem tal base econômico a imprensa ou não subsistia ou tinha que se