Bilinguismo para surdos
Bilinguismo para Surdos
Bilinguismo é quando se aprende outra língua diferente da língua natural. A língua natural e aquela que aprendemos naturalmente na interação com outras pessoas. Para mim a língua natural é o português, mas para um surdo a língua natural é a libras (língua de sinais brasileira), enquanto a segunda língua seria uma que requer metodologia de ensino e a aquisição é opcional. Para uma pessoa surda o português poderia ser a segunda língua, quando um surdo decide aprender o português ele necessita de um professor especializado na metodologia de ensino, tornando então em uma língua não natural.
No Brasil a língua de sinais é reconhecida, porem não substitui o português sendo que a pessoa surda deve crescer tendo acesso ao português como segunda língua. A libras será a língua natural de um surdo, é a língua que ele utilizará para adquirir o conhecimento sobre o mundo, é com ela que ele vai se descobrir sua personalidade e desenvolver um modo de lidar com interações sociais, já o português será sua porta de acesso, um modo para que ele não seja excluído por pessoas que não utilizam/conhecem língua de sinais, seja no modo oral ou escrito.
As pessoas surdas podem se tornar bilíngues de várias formas, há aqueles que aprendem primeiro a língua de sinais e depois o português por letramento, ou quando as pessoas aprendem primeiro a falar oralmente, por causa dos pais ouvintes e depois aprendem libras. Mas há uma necessidade dessa pessoa se envolver em comunidades tanto de ouvintes quanto de surdos, pois a não interações faz com que seja complicada a própria aceitação, por exemplo, de uma criança surda.
A aquisição da língua de sinais deve começar o mais cedo possível, na escola o aprendizado da segunda língua também será muito difícil, para a educação a criança deverá se acostumar com uma língua que ainda não aprendeu, haverá certa dificuldade e os pais devem estar sempre