resenha
COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA
GUSTAVO SOARES SANTOS
MAILSON RODRIGUES PEREIRA
A PSICOLOGIA DO ESPORTE: HISTÓRICO E ÁREAS DE ATUAÇÃO
TERESINA - PI
2014
A PSICOLOGIA DO ESPORTE: HISTÓRICO E ÁREAS DE ATUAÇÃO
Bracht, v. As ciências do esporte no brasil. In: a. Ferreira neto; s. V goellner; v; bracht (orgs.) As ciências do esporte no brasil. Campinas: autores associados, 1995.
Brandão, M. R. Psicologia do Esporte. In: A. Ferreira Neto; S. V. Goellner; V; Bracht (orgs.) As ciências do esporte no Brasil. Campinas: Autores Associados, 1995.
Martens, R. Coaches Guide to Sport Psychology. Champaign: Human Kinetics, 1987.
Samulski, D. Psicologia do Esporte. Belo Horizonte: Imprensa Universitária/UFMG, 1992.
Singer, R. N. Sport Psychology. Michigan: McNaughton and Gunn, 1988.
Psicologia do Esporte vem estudando e atuando em situações que envolvem motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar de atletas caracterizando-se como um espaço onde o enfoque social, educacional e clínico se complementam.
Psicologia do Esporte vem compor um espectro denominado Ciências do Esporte, compostas por disciplinas como antropologia, filosofia e sociologia do esporte, no que se refere à área sociocultural, incluindo também a medicina, fisiologia e biomecânica do esporte, demonstrando uma tendência, e uma necessidade, à interdisciplinaridade. Essa tendência, contudo, não representa uma prática interdisciplinar, ainda, uma vez que as diversas subáreas convivem enquanto soma, mas não em relação, fazendo com que as Ciências do Esporte vivam hoje um estágio denominado por Bracht (1995) de "pluridisciplinar".
Temas como motivação, personalidade, agressão e violência, liderança, dinâmica de grupo, bem-estar psicológico, pensamentos e sentimentos de atletas e vários outros aspectos da prática esportiva e da atividade física têm requerido estudo e atuação de profissionais da área,