resenha
Belo Horizonte
2013
Camila Sabrina Santos da Mata
Edilene Aparecida Moreira
Priscila Coelho Cassiano
Raquel Almeida Santos
Ulisses Lana Tallon
CRÉDITO IMOBILIÁRIO: A VERDADEIRA RELAÇÃO ENTRE A PROMESSA E A REALIDADE
Projeto de pesquisa apresentado como trabalho interdisciplinar do 2° período do curso de Gestão Financeira da Faculdade Tecnologia Infórium, sob a orientação do Prof. Luiz Eduardo.
Belo Horizonte
2013
LISTA DE ILUSTRAÇÕES
Diagrama 1 – Representação do crédito 08
Diagrama 2 – Representação do crédito associado ao risco 12
Figura 1 – “CS” do crédito 13
Quadro 1 – Comparativo entre financiamento bancário/direto 27
Quadro 2 – Exemplo prático financiamento bancário/direto 28
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
O crédito é um instrumento que permite que as pessoas, adquiram bens e serviços mediante uma promessa de pagamento em uma data futura (Silva, 2008). O presente trabalho tem como objetivo descrever o processo de concessão de crédito imobiliário. Dentro desse contexto, bancos e instituições financeiras desempenham o papel importante no processo de intermediação financeira. E nessa relação de intermediação financeira, o concessor avalia a capacidade de pagamento do tomador de recursos e os riscos de crédito para a formalização da operação. Dessa forma, torna-se importante avaliar os critérios de concessão de crédito imobiliário usado pela instituição ou construtora para a concessão.
Diante da variedade de modalidades de créditos o presente estudo tem como foco de abordagem o crédito imobiliário dentro de uma instituição pública ou construtora. Existem diferentes formas de concessão e critérios de avaliação. Todavia a presente análise se