resenha
Trata-se do caminho percorrido para a psicologia se torna uma ciência independente, trazendo grandes nomes da historia da psicologia o livro mostra que a psicologia se tornou uma ciência mais exta em meados do seculo XIX, abrinda espaço para o psiclogo e se destacando nas pesquisas e no ensino
então com ela se tornando uma ciência mais exata, foi surgindo algumas crises culturais, que dificultaram um pouco. nesso meio tempo o homem então pensava que só ele sentia, pensava e agia de tal forma. com essa dificuldade na cultura, acabou deixando mais claro para o homem que ele precisava ser livre, tomar suas proprias decisões, viver por si só, então o homem cré na sua liberdade e acredita somente nela, quando na verdade isso não passa de uma ilusão pois o sistema mesmo não o deixa ser livre como ele acreditava ser, mas sempre deixando claro que ele arca com suas proprias decisões então acaba se tornando mais responsavel por si. os personagens ficticios também ajudam muito nesse estudo.
O livro trás também grandes nomes que foram fundamental para a psicologia. trazendo seus pensamentos, esperiencias e seus estudos. mostrando um pouco de cada um e explicando suas teorias e modo de pensar. Wundl que estudo a experiência imediata e também a subjetiva. Tras também o projeto de Titchener, a psicologia Funcional, o comportamentalismo, o romantismo, Gestalt, Skinner e seu projeto Skinneriano que reconhece a experiência imediata a partir de um ponto de vista social e as relações sociais,tras Piaget com sua psicologia cognitivista, Tras Freud com sua psicanálise, entre outros nomes.
Por fim o livro mostra como a psicologia se