resenha
Autor A Obra Os textos tem o intuito de passar informações acerca do que compreende o senso comum, a ciência, método e a importância da pesquisa para o conhecimento.
Cap. 1 - Senso Comum Segundo Furtado (2001) o senso comum mistura e recicla os saberes e os reduz a um tipo de teoria simplificada, produzindo uma determinada visão de mundo. Ou seja o senso comum compreende as coisas através do saber social, através das experiências vividas no dia-dia. No senso comum não e necessário que ocorra um parecer cientifico para que haja comprovação do que é dito, pois utiliza várias idéias e não procura conhecimento cientifico para ser comprovado. Para Bourdieu, é preciso romper com o senso comum para que se possa construir um objeto científico. Antes de tudo, é preciso que o cientista abandone as pré-noções que o acompanham, que fuja aos entendimentos usuais que não são fruto de um processo reflexivo científico.
Cap. 2 - Ciência e Método: A importância da pesquisa para o conhecimento A ciência usa de meios complexos, baseada em estudos cientificos, não e subjetiva como o senso comum, pois procura estruturas universais das coisas investigadas,se preocupa com que suas respostas sejam exatas. Para Bourdieu a ciência seria capaz de corrigir-se naturalmente ao enfrentar os obstáculos práticos que se interpõem a ela. A pesquisa, além de ser uma via para a construção de conhecimento e informações, é base para o progresso humano no mundo científico, tecnológico e cultural. Segundo Bourdieu o método científico é um conjunto de regras criadas pelo homem para legitimar o status do trabalho realizado, fornecendo a aparência de seriedade acadêmica que apresenta o estudo, como portador de uma solidez inquestionável. Segundo ele, as normas não fazem parte do momento de origem de determinada ciência, e que esta acaba por encontrar o seu caminho próprio por outro rumo que difere das regras